Seleção de vinhos da importadora Decanter se destaca por variedade e qualidade

Em mais um Decanter Wine Day, a importadora Decanter trouxe ao Rio de Janeiro ontem, 14 de maio, uma mostra de seu vasto catálogo.

A variedade dos rótulos impressiona. A curadoria transita pelos “descolados” vinhos chilenos de pequenas produções até grandes vinhos do velho mundo.

Segundo a própria empresa:

“Adolar e Edson Hermann, diretores, realizam sucessivas viagens ao exterior. Nessas viagens, eles participam de importantes feiras enológicas, visitam produtores e “garimpam” novos rótulos para a seleção. No Brasil, eles promovem incansáveis provas às cegas, inclusive com a participação de clientes. “

Também proprietária da vinícola Hermann, a importadora não poderia deixar de nos presentear com o premiado Lírica Crua, logo na entrada do evento. Sorte minha! Sou fã deste belíssimo espumante nacional, que, por não ter passado pelo processo de degórgement, mantém suas leveduras em garrafa.

 

Dentre os espumantes, não posso deixar de citar o Ferrari Maximum Brut, claro, que também é uma estrela na carta da Decanter e encanta a todos com seu potencial aromático e sua expressão em boca.

A clássica De Martino marcou presença com seus vinhos da linha Legado e Vigno, todos de altíssimo nível.

 

O Carménère 2015 está maravilhoso e, apesar do Chile já ter nos mostrado muito, mas muito além de sua uva emblemática, é sempre surpreendente encontrar um exemplar tão correto e redondo.

Outra vinícola Chilena que parece ter ganhado de vez o coração dos enófilos cariocas é a Alcohuaz. Em uma representação certeira da Decanter, os vinhos da Alcohuaz trazem um ar de alma nova, de renovação e personalidade ao catálogo da importadora.

alcohuaz
Alcohuaz na Decanter

 

O vinho RHU 2011, que já arrebatou  96 Pontos no Descorchados, rouba a cena em um blend de 73% Syrah, 18% Garnacha e 9% Petite Syrah. Impossível não se apaixonar pelo vinho, cujo nome representa a gênese da própria vinícola, o portal através do qual, a informação passa da divindade para a humanidade.

IMG_20180514_162641179

AINDA NO CHILE

A querida Caliterra, vinícola chilena que desde o ano passado me chama a atenção com seu Pétreo, dispensa comentários. A Decanter integra sua carta com a linha Tributo, com o Edição Limitada (fantástico!) e com o Cenit. Impecáveis!

IMG_20180514_171735665
Caliterra, como sempre: honestíssima!

A El Principal também segue com seu maravilhoso Andetelmo (93% Cabernet Sauvignon, 7% Petit Verdot) que, seguindo as próprias informações técnicas, ainda pode descansar em um merecido sossego por uns 10 anos. A pergunta é: quem resistirá?

IMG_20180514_160920880
Como respeitar a recomendação de guarda de um vinho bom desses?

 

Da Nova Zelândia, destaco o Pinot 2016 da Craggy Range. Esse Pinot de plantio em solos muito pedregosos e antigos teve sua vindima toda manual, com fermentação em leveduras indígenas, sem clarificação e apenas uma breve filtração.

IMG_20180514_165549822

 

O charme europeu chega à Decanter com vinícolas que nos trazem os inesquecíveis vinhos brancos da Alsácia, a leveza e elegância dos Bordeaux e Bourgogne, a suculência dos Italianos e a tradição dos vinhos Portugueses.

 

E não posso terminar o post, sem citar o Basilisco (100% Aglianico) 2006. Isso mesmo que você leu: 2006. Que vinho, senhores! Uma honra poder ter um desfrute desses.

IMG_20180514_165802071_LL

Agradeço a Importadora Decanter e aos amigos que estiveram comigo em mais um evento espetacular. Ótimos vinhos, apresentações e profissionais adoráveis em um excelente local!

Estão todos de parabéns!

 

INFORMAÇÕES: https://www.decanter.com.br/

IMG_20180514_155801063.jpg

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s