(Chile) Attilio & Mochi e um tour brindado à paixão pelo vinho e ao empreendedorismo

Hoje vou falar de como uma taça de um vinho especial pode nos levar – literalmente – a conhecer lugares e pessoas especiais.

Em 2014, saboreando uma bela carne com um grupo de amigos em Lumiar, tomamos um vinho chileno maravilhoso chamado Sucre, um Syrah 2009 do Maule. Não conhecia até então o produtor, mas resolvi pesquisar e descobri várias coisas interessantes.

A primeira é que a pequena vinícola, a Attilio & Mochi, é integrante do MOVI (Movimento dos Vincultores Independentes do Chile).

A segunda é que seus proprietários, Marcos Attilio e Angela Mochi, são brasileiros!

A terceira é que o casal havia se estabelecido em Casablanca, mais conhecida pelos vinhos brancos e tintos de pouco corpo, produzindo…TINTOS encorpados! Ousadia suficiente para me ganhar!

Depois desse combo de informações interessantes, pensei “um dia vou conhecer essa vinícola”. Bem, esse dia chegou.

Amigos, que vinhos! E que visita!

Vamos começar do começo.

Pensem num casal BRASILEIRO, que em busca de uma vida com mais propósito, resolve ir morar em outro país e viver da produção dos seus próprios vinhos. Acha louco?

Agora imagina que eles nunca haviam feito isso antes.

Marcos Attilio e Angela Mochi são um casal que trabalhava com importação de vinhos e decidiu mudar de negócio e estilo de vida em terras chilenas.

Toda história de vida, de como os vinhedos foram sendo plantados e de como eles fizeram para se estabelecer no Chile, servem de enredo para uma visita acolhedora, onde o visitante deixa de ser turista e passa ser amigo.

Diferente das grandes vinícolas industriais chilenas, na Attilio & Mochi sequer há identificação ou placa na entrada. Não espere algo semelhante ao circuito turístico e tampouco espere o glamour do vinho. Sinta-se indo visitar a casa de um amigo.

 

Foi a proprietária Angela Mochi que nos recebeu, com seu fiel escudeiro Franc, o Labrador ❤

 

O mini-tour consiste em uma explicação rica em detalhes sobre o processo produtivo – que se origina no plantio das vinhas  (quintal da Angela) – até a saída para o despacho.

Como o trabalho na vinícola é realizado pelo casal (Sim! Eles põem a mão na massa!), na conversa é possível aprender sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas ao longo dos anos, como, por exemplo, os métodos de cuidado para que as barricas se mantenham sob temperatura adequada.

 

Attilio & Mochi: pequena produção, condizente com a escala humana. Repararam no Franc? ❤

 

A vinícola destina a maior parte de seus vinhos à exportação para a Europa e, no dia da visita, alguns de seus rótulos estavam esgotados, como o Sucre Gran Reserva, o Tunquen Pinot Noir e  o Tunquen Sauvignon Blanc.

Na degustação, foram servidos os seguintes rótulos: Tunquen Cabernet Franc, Tunquen Syrah e Tunquen Malbec. Este último, eleito o melhor Malbec do Chile em 2017 (La Cav).

IMG_20180109_120953256
O puro terroir de Casablanca

 

A degustação é realizada na área onde se localizam as máquinas e os tanques do processo produtivo. E o bate-papo, regado à paixão dessa winemaker por produzir seus próprios vinhos, nos inspira a cada taça apreciada.

 

img_20180109_112458513.jpg

 

Essa é uma vinícola que os amantes de vinho não podem deixar de conhecer, especialmente pelo carinho com que toda recepção é conduzida. Saímos todos  fascinados e, claro, com umas garrafas a mais para a adega no Brasil!

Que esse amor ao vinho continue inspirando e produzindo maravilhas! 🙏🏼

 

Atenção: Para visitar a vinícola é necessário um agendamento prévio.

Informações e reservas:

Attilio & Mochi –  angela@AttilioMochi.com

www.AttilioMochi.com

Instagram: Attilio_Mochi

Facebook: AttilioMochi.TunquenSucreWines

Vocês também podem contratar uma empresa de receptivo em Santiago que cuida das reservas e dos transfers. Neste caso, eu indico a 321 Chile. Podem procurar pelo Artur.

www.321chile.cl

➡ Quer reservar hotel com R$ 40,00 de desconto? Use o meu link promocional! Bjs!!!

booking

 

 

Um comentário sobre “(Chile) Attilio & Mochi e um tour brindado à paixão pelo vinho e ao empreendedorismo

  1. Para bens Ângela e Marcos…pelo reconhecimento merecido!!! Sucesso pra vcs. De uma Fã… Rosilene Mochi … Dourados _MS _ Brasil

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s