Gran Lorca Poético Petit Verdot 2010: vinho DiVino e que vale o post

Já fiz um post falando sobre  como é o tour oferecido pela Bodega Mauricio Lorca. Quando estive lá, recebi uma amostra do Gran Lorca Poético Petit Verdot 2010.

– Quero que você leve, prove e me diga o que achou. Faço questão.

Disse Leticia Avalle, responsável pelo Marketing e pelo Turismo da vinícola.

Eu já sabia que esse vinho tinha sido super bem avaliado pelo Descorchados (93 pontos), mas, assumo que fiquei com bastante receio. Afinal, um monocasta argentino de Petit Verdot não é nem um pouco óbvio.

A Petit Verdot é uma uva pouco lembrada, mais comumente utilizada em blends para dar cor, tanicidade e alguma acidez diferenciada ao vinho. Essa uva, clássica da região de Bordeaux, possui uma casca grossa e se desenvolve muito bem no calor, em regiões com baixa umidade.

– O que leva um argentino a fazer um vinho 100% Petit Verdot? Fiquei me perguntando isso. Deixar de usar um terreno para plantar Malbecs e, em vez disso, cultivar Petit Verdots? Esse Mauricio Lorca é um cara doido mesmo, pensei. E vim embora com minha garrafa para o Brasil.

IMG_20170706_102748202

Os vinhos Lorca se dividem em: Fantasia, Ópalo, Poético e o Inspirado. Sendo que a linha Ópalo e a Poético possuem vinhos Grand Reserva e o Inspirado é o vinho expressão máxima da vinícola.

Por meio de uma cuidadosa colheita cacho a cacho e com uma edição limitada a 2.500 garrafas, o Gran Lorca Poético Petit Verdot 2010 estagia 12 meses em barricas de primeiro uso de carvalho francês (90%) e de carvalho americano (10%).

E vamos então falar dessa belezura!

🍷🍷🍷

– Minhas notas sobre Gran Lorca Poético Petit Verdot 2010 –

IMG_20170918_195238664

Não espere algo de graciosidade.

Não sei deixe levar pelo “Petit”.

Espere força e presença. Espere algo REALMENTE grande.

Girando a taça de longe, os aromas já te dominam. É um aroma amplo, rico. São muitas frutas negras maduras (cassis, ameixa, groselha), mas sem o doce da fruta em demasia, que por vezes me enjoa em alguns vinhos argentinos. Não há o choque bruto da madeira.

Percebam como é mais fácil falar do que não há. Porque há tanta coisa nessa obra de arte, que fica difícil descrever tudo. Nada está em excesso. Nada sobra.

Esse vinho se mostrou muito floral e intenso do início ao fim. Infelizmente, não tenho nariz para descrever a infinidade de flores presentes, mas sei dizer que são muitas.

O Gran Lorca Poético Petit Verdot 2010 parece ter sido tratado com muito carinho por alguém que, com mãos abençoadas, tenha se dado ao trabalho de temperar garrafa a garrafa com toques corretíssimos de pimenta, cravo e especiarias.

Com taninos cirúrgicamente alinhados, esse Petit Verdot casou divinamente com uma costelinha ao molho de figo com purê de gorgonzola.

IMG_20170918_203444124

➡Eu decantei, mas não sei se há realmente necessidade. Não havia nenhum resíduo.

➡Acredito que esse vinho ainda possa se desenvolver em garrafa por mais uns 3 anos. Mas como eu, de qualquer forma, não esperaria mais tempo para abri-lo – por pura ansiedade, acho que o melhor momento dele foi ontem, na minha taça.

VINHO (2)

 

Onde encontrar essa belezura no Brasil

No Rio não é tão fácil encontrar, mas a importadora Viníssimo de SP faz a venda com entregas.

E você, indo a Mendoza, não deixe de visitar a Bodega! ♥♥♥♥

Para visitar:

Basta contactar a bodega pelo site ou pedir para sua agência de receptivo fazer isso para você.

Bodega Mauricio Lorca (Grupo Foster e Lorca) – http://www.grupofosterlorca.com

Veja como é o tour clicando aqui:

[Mendoza] Inspire-se! Você precisa conhecer a Bodega Mauricio Lorca!

 

 

2 comentários

    • Prove sim, amiga. Eu me apaixonei. E confesso de coração, que por mais que já conhecesse e gostasse dos vinhos do Lorca, não pensei que um varietal de PV fosse dar tão certo assim..rsrsrrs em solo argentino rssrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s