A estrela chilena brilha em festival de vinhos no Rio

Líder responsável por cerca de 44% de nossas importações de vinhos, o Chile vem desempenhando um papel de extrema importância na disseminação da cultura do vinho – já que, aqui no Brasil, bons vinhos chilenos acabam chegando por um  preço acessível aos mercados.

IMG_20170822_161158788
Fonte: Baco Multimídia

 

E quando falamos em volumes de venda, os números são ainda mais expressivos! O Chile é uma máquina imensa, uma locomotiva que impulsiona com muita força e larga vantagem a venda de vinhos aqui no Brasil.

Entretanto, nós sabemos que o Chile vai muito, mas muuuito mais além dos seus “Reservados”, que servem como uma isca e tanto para puxar o mercado. Os vinhos chilenos são incríveis, são repletos de aromas próprios, de mineralidade, de frescor. São vinhos que agradam a TODOS.

No país mais estreito do mundo, o que não falta é terroir: cordilheira, lagos, o deserto, os ventos, o mar…são infinitas as possibilidades do Chile.

Com toda essa abundância, como não se render aos encantos de um bom vinho chileno?

 

WINES OF CHILE – O EVENTO

chile

O Hotel Gran Meliá, em São Conrado, recebeu no dia 23 de agosto, como parte do evento Rio Wine Food & Festival, a feira de vinhos da Wines of Chile. Um desfile de vinhos de alta gama que trouxe à Cidade Maravilhosa produtores, importadores e amantes dos vinhos chilenos.

 

E quanto aos vinhos degustados, foram muitos!

Os vinhos da Apaltagua me encantam.

O Grial Carmenère 2012 estava no ponto, frutado na medida, com ares muito leves de tabaco, pimenta, vegetais e tudo mais que essa uva emblemática pode oferecer.

E na linha Colección Limited Edition:

O Carignan 2015, que ainda pode descansar, mas ainda assim estava ótimo, forte, com notas de especiarias, rústico e frutas bem maduras;

E o branco 2014 (Marsanne, Roussanne , Viognier) que não passa por filtragem, estava rico em mineralidade (ah, Chile!!!), com aromas de frutas frescas e um leve marrom glacé (?).

 

Também tive a honra de conhecer o Chaski, da Perez Cruz, dica do meu amigo de blog Fernando Lima, do Vinhos com Fernando Lima.

O Chaski é um varietal de Petit Verdot com muita pimenta, fruta escura, flores e especiarias verdes. Acidez e taninos equilibrados, elegantééérrimo, gastronômico. É tão difícil eu me surpreender com um Petit Verdot! Amei!

E o Sucesor Romano Limited Release 2015 (Las Casas de Vaqueria), da Donoso Group é um incrível blend de Carignan com a desconhecida César Noir:  fácil de beber, gostoso, com muitas frutas, macio e tânico na medida.

Na foto, estamos eu e minha amiga, Sabrina Trezze do Vila Vinífera, na mais que agradável companhia do nosso guia-oráculo Fernando Lima e do grande Fotógrafo Chico Cineasta, responsável por sempre captar os melhores momentos dos nossos enoeventos. Chico também escreve no Vinhos pelo Mundo e as fotos dele estão lá para quem quiser conferir!

Além de passear por rótulos incríveis, não posso deixar de dizer o quanto foi legal estar em um evento ao lado de pessoas de quem sou fã e cujo trabalho admiro demais. Eu, que amo vinhos e quero cada vez mais trazer as pessoas para esse mundo, tenho esses profissionais como fonte de inspiração! O evento Wines of Chile foi perfeito pra isso!

Degustar na companhia de Sommeliers feras como Laís Aoki, Marcelo Marques e Wallace Neves – caramba, que presente! Obrigada, Baco!

IMG_20170823_162540467
Eu e Sabrina Trézze cercadas de top, top, top! Com Wallace Neves, Marcelo Marques e Laís Aoki.

 

É muito importante que a gente conheça e aprecie os bons e tradicionais produtores de vinhos chilenos. E eles são muitos!

E terminando, só para mostrar mais alguns rótulos degustados e deixar os leitores com água na boca.

 

E você? Curte os vinhos do Chile, o que acha do mercado? Vamos trocar uma ideia!

joana@joanarangel.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s