Valmarino XIX Cabernet Franc 2013: vinho DiVino e que vale o post

Discreta e elegante, a Cabernet Franc é uma uva que muitas vezes passa sem muito alarde pelos mais viciados em Malbecs e Cabernet Sauvignons.

Sou uma curiosa em provar vinhos desta casta.

Porque não são tão comuns e porque gosto de ir modificando as sensações do meu paladar com novas descobertas. Acho a Cabernet Franc instigante, multifacetada, uma uva que possibilita nossa percepção da importância do terroir logo no primeiro exame olfativo.

E por ela tenho me apaixonado cada vez mais.

Óbvio que eu tenho vários vinhos inesquecíveis de Cabernets Francs para citar aqui no Vinho DiVino. Todos valem o post e falarei deles com o tempo, mas hoje quero escrever sobre a maravilha que é o Cabernet Franc 2013 da Valmarino, o XIX.

Brasil.

Yes. Nós temos Cabernet Franc.

E que Cabernet Franc!

Sendo um pouco mais sincera que o necessário, a questão é que me culpo e me sinto péssima por nunca ter visitado a vinícola. Por falta de tempo, não pude conhecê-la e provar os vinhos na fonte quando estive no Sul.

Eu nunca tomei nada da Valmarino que tivesse minimamente me decepcionado. Ao contrário! Tudo que experimento deles, eu gosto. E a cada produto, me torno mais fã da vinícola e de sua proposta:

Produções limitadas, que têm como meta principal a elaboração, com qualidade, de vinhos e espumantes diferenciados, que possibilitam prazer e satisfação a seus apreciadores. A tecnologia e os cuidados artesanais são utilizados como ferramentas principais para revelar a qualidade das uvas e buscar o equilíbrio e a complexidade dos produtos. (Fonte: site Valmarino)

 

A Valmarino já apareceu aqui no blog duas vezes. Uma com o espumante Valmarino & Churchill Prestige Brut Nature 2013 (leia clicando aqui) e outra na Degustação às Cegas da WineHouse – quando justamente o Cabernet Franc, mas no caso, o XX, foi eleito o melhor vinho (leia clicando aqui).

No post do Churchill eu ainda nem escrevia taaaanto sobre um vinho DiVino. De uns tempos para cá foi que comecei a ser mais extensiva e me prolongar em meus textos e avaliações de Bebelier. Afinal, se o vinho é poesia e se me encanta, por que não dar-lhe o devido crédito?

Mas vamos ao que interessa!

🍷🍷🍷

– Minhas notas sobre Valmarino Cabernet Franc 2013, o XIX –

IMG_20170820_135850604
Momento mágico

 

Logo no primeiro aroma o XIX já mostra o seu refinamento. Com frutas negras delicadas, não há exageros. Há um dulçor, mas não o mesmo encontrado em um pote de doce infantil.

Depois surgem as notas vegetais que eu tanto tenho buscado! A pimenta, o cravo, o cacau e o couro. Um couro elegante, adequadíssimo, que não se sobressai às características da uva. Eu amo quando encontro esse aroma de couro, tão bem trabalhado, pois percebo que houve um cuidado do enólogo.

A madeira está lá, claro. Foram 12 meses de estágio em barricas de carvalho.

Mas é evidente o zelo em não ostentar a madeira. Não existe elegância com ostentação. Nesse vinho a madeira ocupa o seu devido lugar. Você a percebe, mas sabe que ela é coadjuvante da Cabernet Franc.

 

O selo garante que 100% das uvas são de Pinto Bandeira.

Foram 6503 garrafas produzidas. A minha era a 6077.

 

O XIX é equilibrado e harmônico, indo bem desde a primeira prova até o seu último restinho de fundo da garrafa. Esse é um vinho que pode ser guardado por até 10 anos, mas o meu 2013 estava ótimo! Sofro de ansiedade, admito.

O vinho foi decantado, mas não apresentou qualquer tipo de resíduo. Como eu disse, faltou pouco para que eu torcesse a garrafa em busca de mais um pouquinho de líquido.

Meu vinho casou perfeitamente com um Ravioli de cordeiro ao molho de fondue de queijo, sugestão do Sommelier Mailson Mesquita da Bottega del Vino aqui do Rio. Belíssimo prato e ótima indicação!

 

 

🍷🍷🍷

Onde encontrar

Comprei o meu XIX em Porto Alegre, numa loja ótima, maravilhosa, que tem muuuuita coisa boa, a Vinhos e Sabores.

https://www.vinhosesabores.com.br/

IMG_20170820_140347060

 

Você também pode comprá-lo diretamente no site da Valmarino, pela loja virtual.

http://valmarino.com.br

Aqui no Rio a Cave Nacional vende a garrafa em seu Wine Bar ou entrega em sua casa nas compras pelo site. Não sei se tem o XIX, tem o XX que eu já vi!

A WineHouse também costuma ter o XX em seu menu por taças ou a garrafa para venda. É bom ligar e perguntar.

🍷🍷🍷

2 comentários

  1. Esse é um dos vinhos que conheci e entrou para o a galeria do inesquecível, graças a combinação qualidade + momento ( amigos ). Ótimo post. Abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s