[Mendoza] Pulenta Estate: quando a paixão vira trabalho!

Com a missão de produzir grandes vinhos em séries limitadas, a Pulenta Estate é aquela vinícola que retrata a paixão de uma família.

A Bodega

Embora a vinícola tenha entrado em operação no ano de 2002, a história de amor da família Pulenta com os vinhos é beeem antiga.

Untitled_Panorama1baja
Foto: Pulenta Estate

 

Os primeiros italianos da família a chegarem em terras argentinas foram Angelo Pulenta e Palmina Spinsonti, quando em 1912 plantaram suas primeiras vinhas.

Don Antonio Pulenta, 2ª geração, formou-se como o primeiro Enólogo da família em 1936. De lá para cá, três gerações depois, seus descendentes decidiram transformar a paixão em negócio e, no aniversário de cem anos da chegada de Angelo à Argentina, a Pulenta Estate abriu suas portas.

Os vinhos da Pulenta Estate se dividem em: La Flor, Pulenta Estate, Gran Pulenta, os de Edição limitada e os espumantes.

Pelo que pude compreender, são duas as paixões na família Pulenta: vinhos e Porsches.

Nas instalações da bodega, os barris de madeira dividem espaço com imponentes motores de carros, lindíssimos, em uma harmonização que representa força e personalidade. O encontro entre o que há de mais moderno e poderoso, com o que há de mais tradicional na arte de se fazer vinhos.

Os proprietários também são donos da concessionária da Porsche em Mendoza. Já viu que trabalhar as paixões é o que essa família sabe fazer!

Porsche_Carrera_en_la_bodega
Babou?

pulenta2

Os vinhos Pulenta são refinados, elegantes, assim como os salões da deslumbrante bodega.

 

O Tour 

– Ok, talvez eu não possa ter um Porsche, mas eu posso degustar maravilhosos vinhos!

O tour pela Pulenta, além da visita aos tanques e à adega, inclui também uma atividade sensorial super bacana, pela qual podemos ir reconhecendo os aromas das castas!

Eu gostei muito dessa experiência porque sempre há iniciantes no mundo dos vinhos que podem achar que os aromas são “adicionados” à bebida. Farei um post sobre esse assunto mais adiante, mas, por aqui, basta dizer que todos esses aromas aí da foto surgem do terroir e dos processos químicos da vinificação.

IMG_20170707_101953850
Análise sensorial às cegas (se bem me lembro: tabaco, chocolate, coco, orégano, alecrim, café).
IMG_20170707_102418973
Daí você pode encontrar aqueles aromas nos vinhos.

 

pulenta

Fazer um grande vinho é um ato de generosidade, de pensar no outro que o degustará. Nossa missão é produzir séries limitadas de grandes vinhos, elaborados com orgulho na Argentina.

 

No tour é possível escolher degustar 3 ou 5 vinhos. A diferença consiste nos Gran Pulentas que serão degustados, no caso 1 ou 2.

Já posso adiantar que o Gran Cabernet Franc, o XI,  foi um dos melhores vinhos que já tomei aqui na Argentina. Então, se você tiver a oportunidade de experimentar esse vinho, pegue sua taça na mesma hora!

IMG_20170722_161338505

 

Os hermanos estão produzindo um Cabernet Franc que meeooo paiii amadooo…eu sonho só de lembrar! Como diz meu amigo Fernando Lima: nem só de Malbecs vive a Argentina!

Fiquei muito feliz porque no meu tour só de brasileiros (cê jura, Joana?!!) TODOS amaram o XI! Sabe quando um grupo de até então desconhecidos se entende e fica conversando como se fossem íntimos? Teve isso no meu grupo!

IMG_20170707_104355699

Obs: estou até agora tentando entender o porquê do meu braço tão esticado nessa foto, reparem!

 


Como eu fui?

Como vocês podem ver, só tive surpresas positivas com a Pulenta! E era uma bodega que nem estava nos meus planos, fui de última hora!

E quem cuidou de tudo pra mim foi o pessoal da Nossa Mendoza!

Para agendar seu tour diretamente com a Pulenta:

reservas@pulentaestate.com

http://www.pulentaestate.com

 

Onde encontrar os vinhos da Pulenta no Brasil?

Quem faz a importação é a https://www.grandcru.com.br/

E você, já visitou a Bodega Pulenta Estate ou teve o prazer de tomar um de seus vinhos? Me diga o que achou!

Bjs e tim-tim!

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s