Vinhos da Espanha em uma Master Class para fazer novos amigos!

Para quem não conhece, Master Class é um termo em inglês atribuído a uma aula, sobre alguma disciplina, tema ou assunto, ministrada por um especialista ou detentor de notório saber em uma área.

Esse formato compacto teve início nas artes e na música, muito comum em aulas de piano. Como fica difícil sair por aí carregando um piano para dar aulas, o aluno vai à casa do pianista, por exemplo.

Pois bem.

As Master Classes já se expandiram e hoje estão associadas às mais diversas áreas: filosofia, teatro, fotografia e, claro, chegaram ao mundo do vinho.

E elas são geniais!

Podem ser realizadas sem grandes pretensões, sem custos onerosos e com singular ambiente, propício à integração e à formação de novos grupos de amigos. Se fazer uma degustação orientada já é legal, imagina na casa do Sommelier!

Um dos percursores das Master Classes no Rio de Janeiro é o Sommelier Marcelo Marques, que criou, em sua residência em Copacabana, o espaço École Du Vin.

 

IMG_20170610_193332544
Sommelier Marcelo Marques no École Du Vin

 

Um amigo meu, que mora nos Estados Unidos, já havia me falado desse formato de aulas em residências, que é muito comum por lá. Então achei interessante trazer e replicar o modelo aqui no Brasil.

Já que o importante é informar, dividir conhecimento e passar uma noite agradável, em segurança, com amigos e ótimos rótulos, pensei: por que não?

 

No espaço criado pelo Sommelier, todos se sentem em casa. Levei meu marido e fomos recebidos pela adorável Patrícia Pacheco, esposa de Marcelo que sempre o acompanha em suas aventuras pelo mundo do vinho.

Fiquei feliz por também ter encontrado a amiga Gilda Santos, que trabalhou comigo anos atrás e agora está retomando seus estudos nos vinhos.

 

Estou me sentindo em casa, parece que já conhecia eles!

E é ótimo fazer novos amigos, degustar vinhos enquanto se aprende, estou adorando!

 

Relata Gilda Santos, que, pela primeira vez, esteve no espaço.

 

gilda2
Gilda Santos no momento da degustação 

 

Esse clima amistoso é mantido durante toda a Master Class.

Marcelo seleciona criteriosamente os rótulos apresentados e planeja, além de uma apresentação sobre o tema, os tira-gostos servidos como acompanhamento.

 

 

Estive na Master Class, cujo tema era a vitivinicultura na Espanha, e, para compor a carta dos vinhos apresentados, Marcelo contou com o apoio da Importadora Vinhedos da Espanha.

 

A seleção dos vinhos foi impecável!

Señorío Real Sauvignon Blanc 2014 – Acidez típica do SB, com notas de frutas, mas com um pouco mais de presença no paladar. Diferente dos SB a que estamos acostumados.

Charlotte Barrica Viognier e Chardonnay 2015 – Encantadora descoberta! No nariz, um surpreendente aroma frutado, com fundo de capim limão fresco e mel. Macio e gastronômico. Esse vinho dá um “Olé!” em muuuitos brancos que já tomei!

Folgos Bierzo Mencía 2014 – No início poucas frutas e com o tempo foram surgindo notas defumadas e carameladas. Macio e com taninos equilibrados, um vinho para acompanhar petiscos de entrada.

Tracius Monastrell 2015 – Sempre adequado, com frutas, levemente herbal e especiarias. No paladar os taninos são harmônicos e equilibram a estrutura do vinho. Ficou ótimo com presunto tipo Parma. Um vinho que, apesar de intenso, é fácil de beber.

828 Crianza Tempranillo 2012 – Aromático, intenso e com paladar marcante. Um vinho com mais tanicidade e estrutura que os anteriores. Ótimo vinho! 🍷🍷🍷🍷

 

IMG_20170610_214036811
Vinhos degustados da Importadora Vinhedos da Espanha

 

Foi ótimo sentir um pouquinho da Espanha e, como podem ver, fiz várias anotações!

 

IMG_20170610_210218443
Eu e minhas notas…

O espaço École Du Vin é composto de uma sala ampla, clara, ótima para a degustação. Mas preciso entregar que o simpático casal esconde, em sua acolhedora residência, um super trunfo para as noites enófilas do Rio: uma privilegiada varanda, com vista para o Cristo, que faz com que qualquer um queira pegar uma taça e ficar de papo por horas a fio!

E foi exatamente o que fizemos!

IMG_20170610_200934402
Espaço École Du Vin: claro, arejado, propício à degustação
90d0c1bf-5647-417e-b35d-ebc4be762a0a
A varanda! Marcelo Marques, Gilda Santos, Joana Rangel e Patrícia Pacheco.

 

Marcelo nos ofereceu ainda mais dois rótulos surpresa, que harmonizavam perfeitamente com a sobremesa que, segundo eles, é sempre o sucesso das aulas: a Mousse de Maracujá da Patrícia!

 

IMG_20170610_205241355
Babei!

 

A noite rendeu!

Entre papos, taças e tapas espanholas, muita conversa e descontração.

Foi uma experiência calorosa e marcante, assim como os vinhos da Espanha.

Só tenho a agradecer pela grande aula que recebi!

Obrigada, Marcelo Marques e Patrícia Pacheco, pela DiVina recepção!

(Pela alegria estampada no rosto dos participantes, dá para ter uma ideia do clima, né?!)

 

f1841f43-b3f7-4b60-87e3-9a8e5bc74eca
Alunos da Master Class para a foto oficial! Tim-tim!

Para entrar em contato com o Sommelier Marcelo Marques:

Acesse o perfil dele no Face clicando aqui.

E se você é amante de vinhos, precisa também conhecer o grupo que ele mantém no Face, o “Apreciadores de Vinhos”. Clique aqui.

 

3 comentários

    • Eu é que agradeço a grande aula! Nada como aprender com quem além de dominar o assunto, nos deixa à vontade para questionar e tirar dúvidas! Mande um beijo para a Patrícia e para a família gato. Não poderia deixar de falar deles! : )

  1. Que blog sensacional, Marcellone querido.
    Você está a passos largos se desenvolvendo no mundo dos vinhos.
    Nossos parabéns.
    Fábio e Renata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s