Só vinho ou acompanhado? Confira as dicas da galera do vinho e veja o que eles recomendam para o dia 12 no Rio!

Namorados, casados, solteiros, tico-tico no fubá, amigos ou enrolados, uma coisa é fato: quem ama vinhos, ama uma boa mesa. E nós, humildes apreciadores, precisamos nos curvar às maravilhas enogastronômicas.

Já que dia 12 de junho é dia de celebrar não só o amor, mas também o casamento perfeito entre vinho e comida, eu saí por aí perguntando: como será que os amantes do vinho aproveitam e celebram essa data tão especial?

E as dicas foram ótimas! Confira!

Fernando Lima, famoso por suas dicas e experiências em roteiros enoturísticos, é autor do blog Vinhos com Fernando Lima, e, quando foi questionado sobre uma recomendação para o dia 12, não teve dúvidas:

ACAONAMORADOS (5)

 

Para marcar muitos pontos com a alma gêmea, indico o Ristorante Alloro, em Copacabana, que recentemente passou a ser administrado pela rede Hilton. As especialidades da casa são os risotos e o pente de cordeiro, mas, na noite de 12 de junho, a casa trabalhará com menu fechado.

E o melhor de tudo, o serviço do vinho está sob o comando do competente Sommelier  João Pedro Lamonica, sempre atencioso e  gentil, um dos melhores profissionais do ramo.

Então já sabe:

No Alloro, faça bonito e peça ao João Pedro Lamonica a dica ideal para acompanhar o seu prato e seja feliz! De quebra, aproveite a orla de Copacabana!

Risorante Alloro – Avenida Atlântica, 1020 (Esquina com Princesa Isabel – Hotel Hilton)

Telefone: (21) 3501-8000   Reservas: thefork.com.br

 

ACAONAMORADOS (7)

 


E quando o papo mistura casal, vinho e Rio de Janeiro, impossível não lembrar do Sommelier Marcelo Marques e sua linda esposa Patrícia Pacheco. Além da movimentada atividade profissional, a dupla possui um grupo de vinhos no Facebook, o Apreciadores de Vinho, onde diariamente são discutidos assuntos e compartilhadas informações do mundo de Baco.

Para Marcelo, o dia dos namorados é uma data especial e que merece uma comemoração à altura!

Minha dica é para casais que querem um jantar mais vibrante, “caliente”, com sabores marcantes que aquecem o corpo e o coração.

O vinho que recomendo é o chileno Camino del Vino Gran Reserva Carmenére (R$ 89,90) , um vinho frutado, macio, com boa estrutura e encorpado, que harmoniza muito bem com carnes vermelhas assadas ou grelhadas, como um bom contra-filé com batatas rústicas, ou carne de cordeiro com molhos não muito untuosos, ou filé mignon com aligot.

IMG-20170609-WA0007

Marcelo também indica a Champanheria Blá Blá – uma diversão descompromissada, para casais e amigos que querem saborear bons espumantes, boa música e um ótimo menu japonês.
🍷

Onde encontrar o vinho: WineWay – Rua Visconde de Pirajá, 207 – Loja 104 – Ipanema –  Tel.: 3344-0972 – http://www.wineway.net.br/
(Se disser que foi indicado pelo Sommelier Marcelo Marques tem 10% de desconto na compra deste vinho)

 

Champanheria Blá Blá – Av. Érico Veríssimo, 843 – Barra da Tijuca (anexo ao Balada Mix) Tel.: 2262-1180.

acao namorados

 


E quem trabalha produzindo as nossas maravilhas, será que fica cansado e abre mão do vinho no dia 12?

Pizzato-Concentus-108

Bom, a Enóloga da Pizzato, Caroline Vizzoto Chieli diz que não! Nunca! E seu Pizzato Gran Reserva Concentus está pronto para a comemoração.

Concentus, do latim, significa harmonia, consenso. Personifica a arte enológica de se mesclar diferentes varietais com o objetivo de elaborar um vinho harmônico, resultado da soma das qualidades de cada um de seus componentes: as variedades de uva Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon.

O Concentus apresenta cor intensa, rubi escura com traços violáceos; aromas de frutas vermelhas escuras, geleia de frutas vermelhas, especiarias,bosque molhado, moca e ameixas secas em calda. Encorpado, de boa persistência e equilíbrio, longo, com traços de especiarias doces, ameixas e chocolate.

 

Caroline, que trocou o Sul pelo Rio há pouco tempo, ficará em casa e, quando questionada sobre seus dotes culinários, ela brinca:

Nenhum (rsrsr)!!! Não tenho nenhuma vocação para a culinária!

Apesar disso, a enóloga já decidiu que quer harmonizar seu vinho com um gnocchi de batatas e ragú de costela!

Huuummm…

pensar primeiro no vinho e resolver qual prato harmonizar com ele…quem nunca???

Eu, sempre!

ACAONAMORADOS (3)

 


Cozinha não é problema para a Coach e enófila Daysianne Amaral.

Daysi, como é conhecida pela Confraria Amigas do Vinho , adora elaborar pratos e se diverte compartilhando receitas!

Jantaremos em casa e o prato será Paella de Frutos do Mar. A noite é especial e pede um jantar mais elaborado…só que não (risos)! Ano passado conheci o preparado “Ingredientes de Pescado Congelado – Paella” da Costa Sul e não quero outra vida!

Ele é encontrado em grandes redes de supermercados e o preparo é bem simples! A embalagem contém lula, cação, polvo, mexilhão e camarão e dá para usar arroz comum ou de risoto. Na embalagem é recomendado arroz parboilizado.

 

Daysi ainda comenta que, apesar de a embalagem conter um tempero pronto, próprio para paella, ela prefere dar uma “incrementada”:

Refogo o alho, cebola, tomates e utilizo um tempero de camarão que tenho em casa. Acho o tempero pronto que vem na embalagem um pouco artificial. É sempre bom dar um “toque” caseiro!

A harmonização será feita com um Michel Lynch AOC Bordeaux Blanc 2014, comprado numa promoção da Wine.

Esse vinho é leve, aromático e refrescante. Eu, particularmente, prefiro Chardonnay, por acreditar que harmoniza melhor. Mas não tenho nenhum em casa! (Risos)

Acho que além de pegar a dica da Paella da Daysi pra mim, vou passá-la para a Caroline rsrsrsrs!

ACAONAMORADOS (8)

Outra que irá celebrar com frutos do mar é minha amiga Ana Borba, Enófila, do blog Da Água para o Vinho.

Ana Borba também é Engenheira e seu blog passeia por todos os seus rótulos favoritos, sempre com avaliações e notas pessoais.

Recomendo para a ocasião, o Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage

Corte: 75% chardonnay e 25% pinot noir
Envelhecimento: 12 meses
Temperatura ideal de consumo: 8°C a 10°C
Onde comprar: Grand Cru (R$69)

Um espumante refrescante, aromático com notas marcantes de maçã verde que permanecem por bastante tempo na taça e na boca, perlages muito finas, delicadas e intensas, extremamente cremoso, envolvente e saboroso. Um espumante que veio para mostrar o potencial do Brasil. Perfeito para ser apreciado com um belo prato de frutos do mar, de preferência elaborado pelo namorado Alessandro Cadarso, que ama cozinhar!

 

 

ACAONAMORADOS (9)

 

Pensa que acabou???? Nããããoooooooooooooo!!! Outras dicas e recomendações estão chegando por aqui amanhã! O próximo post virá recheado, cheio de dicas simples, com ótimos custos-benefícios de vinhos nacionais e será assinado por um pessoal que é Coisa Nossa (hehehe suspense)!

E terá também as dicas de um Dentista que se autodenomina Wine Runner! Ou seja: um Enófilo que se dedica às corridas e é apaixonado pela coisas boas da vida!

O que será que essas pessoas tão diferentes, mas unidas pelo amor ao vinho, vão nos recomendar?

Confira a continuação das dicas clicando aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s