Como conservar e guardar suas taças de vinho

Quem resiste à uma mesa linda, com aquelas taças brilhando, enfileiradas e já esperando o grande momento do serviço?  E, para que isso aconteça, é importante que após cada uso seja feita uma correta limpeza, conservação e guarda.

Logo, se o objetivo é destacar o líquido original, sem alterar o seu sabor, nem preciso dizer que abrasivos e limpadores com odores já estão descartados logo de imediato, né?

Mas antes de começar a falar sobre a limpeza e conservação, acho válido ressaltar que não é mito a máxima de que uma boa taça destaca as propriedades naturais de um vinho. Então…

1º – Que taças escolher

As taças de cristal, por serem mais porosas e finas que as de vidro, permitem um melhor aproveitamento sensorial do que o vinho tem a nos oferecer.

Quanto ao formato, sim, existem vários formatos no mercado e até indicações de uma para cada tipo de vinho, mas para quem está começando e não necessita de tanto detalhe assim, vale a pena ter apenas dois tipos de taças de cristal separadas para brancos e tintos – e, preferencialmente, taças que lhe agradem. Lembre-se: vinho é prazer.

Uma dica: as taças aqui de casa são enriquecidas de titânio – da marca Schott;  são ótimas e bem resistentes! Taças de “cristal de vidro” são muito, muito frágeis. Prefira uma com algum tipo de reforço como chumbo ou titânio.

É legal também ter taças de “estimação” (uma para branco e uma para tinto). Essas taças podem ser de uso de diário, para vinhos mais comuns, do dia a dia. Aquele da pizza, sabe? As minhas já quase nem saem do escorredor de louças hehehe.

2º – Como lavar

Remova primeiro as sujeiras da borda, como marca de boca, batons e gordura dos dedos com um papel toalha ou guardanapo.

Existem esponjas próprias para taças (aquelas rosas e macias), mas, o ideal é não usar esponjas, apenas água quente. Detergentes também são dispensáveis, contudo, conhecendo a casa e a cultura do povo brasileiro, fica difícil de imaginar alguém lavando sem uma gotinha que seja de algum limpador. Então, opte por algum neutro e em uma quantidade mínima – gotinha mesmo.

Para as máquinas de lavar que realizam o programa de lavagem de cristal, utilize o abrilhantador, que irá conferir aquele brilho impecável.

Uma dica: se der preguiça de lavar de imediato, já deixe as taças com água logo após o uso. Isso evita que a tintura do vinho permaneça e manche.

Se você tiver uma taça que já esteja manchada de vinho tinto (com reflexos) e deseje remover, utilize uma solução de bicarbonato com água quente e deixe de molho por alguns minutos.

3º – Como secar

Elas podem secar ao natural – se forem de um cristal bom, ou podem ser enxutas com aqueles paninhos de microfibra que não soltam pelos. Algumas marcas de papéis toalha também conferem boa absorção, sem deixar vestígios ou marcas. Certifique-se que nenhum dos secadores possui qualquer cheiro, que possam interferir no vinho.

Há os que utilizam um borrifador com álcool para esterilizar as taças, acelerar a secagem e conferir brilho. Vejo que até em restaurantes os garçons procedem essa prática e já fiz aqui em casa, entretanto não é recomendado pelos professores dos cursos que fiz. Achei importante colocar essa informação aqui, já que estou aprendo e testo tudo junto com os meus leitores : )

4º – Como guardar

Elas devem ser guardadas em um local seguro de poeira, umidade e odores. E, claro, devem estar sempre perto de você, para os seus momentos especiais, que eu espero que sejam muitos!

Se você possui uma quantidade muito grande de taças, deixe as que você mais usa à frente, por praticidade, mas de vez em quando reveze, para evitar que elas se deteriorem de forma desigual.

Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s