Coisa Nossa Vinhos e etc: um brinde ao vinho nacional!

No dia 04 de maio, as modernas instalações do Novotel Botafogo serviram de palco para algumas das maiores estrelas do vinho nacional.

O evento “Coisa Nossa Vinhos e etc” reuniu produtores, distribuidores, apreciadores e curiosos amantes do vinho em uma iniciativa inédita no Rio: a valorização do cenário enogastronômico exclusivamente nacional.

Muito se fala em valorizar o vinho nacional, mas temos que admitir que pouca coisa é, de fato, colocada em prática. Então, pelo menos para mim, ter participado de um evento com esse propósito foi, no mínimo, emocionante.

P1110338

O evento foi pequeno. Sim, pioneirismo é isso. Nem todos estão com você, apoiando e patrocinando.

Inclusive, até pela minha experiência no empreendedorismo, sei que pessoas com essa visão e paixão são chamadas de loucas: “como assim você vai organizar um evento só de vinhos nacionais????” Aposto uma taça que os organizadores ouviram bastante isso.

Pois bem. Eles fizeram e foi lindo.

Carioca que ama vinhos e não foi, perdeu!

O evento

Cheguei cedo para ter tempo hábil de provar os vinhos antes das palestras, e logo na entrada recebi uma taça com um ticket de controle para devolvê-la na saída.

Entrei no salão e que recepção maravilhosa a dos nossos produtores!

Todos muito alegres e interessados em divulgar seus produtos. Explicavam sobre o processo de amadurecimento, colheita, plantio, terroirs!

Luiz Carlos Gelli, Sommelier e proprietário da Cattacini Vinhos – me contando sobre o espumante Santiago, homenagem ao caminho percorrido em Compostela.

Com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, o Santiago permanece 18 meses em contato com as leveduras da fermentação, proporcionando aos nossos olfatos aquele cheirinho ímpar de levedura, ou, como eu gosto de dizer: pãozinho.

Na Le Chateaux (empresa formada pelos profissionais da Laurentia – Vinhedos do Brasil), o simpático Nicolas Caitano foi quem conduziu a prova do Chardonnay barricado. Que pérola!

E veio deles também, a surpresa que tive ao experimentar o espumante composto por Chardonnay, Nebiollo e Montepulciano.

Uma grata experiência!

IMG_20170504_150406
Pude conhecer a Sabrina, do blog Vila Vinífera, que já era minha amiga virtual!

 

IMG_20170504_153129
E encontrar minha amiga Ana Claudia, do Da Água para o Vinho

Na Pericó, o Rodrigo teve a paciência de explicar cada detalhe da carta, sempre com muita gentileza. O destaque ficou por conta do Cave Pericó Champenoise Brut e do Basalto (75% Cabernet Sauvignon e 25% Merlot).

Pena que ainda não foi desta vez que provei o Benedictum, fica para outra oportunidade!

IMG_20170504_142502

Também marcaram presença os distribuidores Vinum Rio, Serrado Vinhos – que sempre realiza provas em suas lojas – e a já queridinha dos fãs de vinhos nacionais, Cave Nacional, que aproveitou o evento para promover uma degustação do Maria Maria Bia Syrah – mais uma das preciosidades das Minas Gerais.

Na área destinada às comidinhas, os produtos artesanais seduziam os que passassem pelo corredor. Seguindo para as palestras, era quase impossível resistir a tantas delícias. Comprei 5 queijos da Serra das Antas! Não é gula, vejam bem, é oportunidade!

E lá fui eu para a primeira palestra, ministrada por Junior Porto, da Luiz Porto, que além de fazer uma apresentação sobre a história e valores da empresa – verdadeira aula de empreendedorismo – também presenteou os participantes com seu rico conhecimento sobre o processo da poda invertida. Houve muito engajamento do público, que interagiu com perguntas sobre o cultivo no Sul de Minas.

 

Depois tive a chance de assistir a palestra do Rogério Dardeau, um monstro sagrado dos vinhos nacionais: exímio conhecedor, pesquisador e defensor da nossa bandeira. O conteúdo da palestra mostrava o panorama atual da vitivinicultura no Brasil. Espetáculo! Ficaria horas e horas ouvindo!

 

Minha opinião

Achei o evento ótimo! Leve, descontraído, com produtores à vontade e dentro de uma lotação adequada, segura.

Deu para ver tudo, provar tudo e conversar com todo mundo. Era nítido que as pessoas estavam felizes, isso é o que importa!

E não é isso que configura o sucesso de um evento, oras? Pra mim, sim!

Infelizmente não tenho como escrever sobre cada apresentação e atenção que recebi. Não caberia em um post único! Então só me resta a gratidão, por poder conhecer pessoas tão dedicadas e talentosas.

Iniciativa corretíssima, pioneira e que veio para ficar, tenho certeza!

#vinhosdobrasil

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s