Livro: O Passo a Passo da Degustação – minha opinião

Livro: O Passo a Passo da Degustação – Um guia prático para aprender a provar vinhos. Autor: Celio Alzer. 2016. 166 páginas. Editora Senac.

Para quem é: Para os que desejam não somente conhecer as técnicas de degustação, mas também conhecer mais sobre o mundo dos vinhos, pois o livro é recheado de questões e dúvidas comuns. Para os que preferem uma linguagem simples e objetiva.

Iniciei a leitura em: Não lembro e terminei em: 22/04. É um guia, não precisa ser lido em sequência. Pode ser consultado sempre que surgirem dúvidas!

Visão geral: Cumpre o que promete. Realmente muito prático, e, como eu fiz aula com o Prof. Celio, autor do livro, em alguns momentos pareço escutar a voz bem humorada dele nas aulas. É uma leitura bem agradável e descomplicada.

contracapa
Orelha do livro – Resumo sobre o autor

Trata-se de um guia, então não faz muita diferença se você irá começar sua leitura do início ou final, mas eu te recomendo que comece do início mesmo – mais especificamente até o passo 15. Depois, siga lendo os passos que forem mais interessantes para você.

O Prof. Celio Alzer, além de ser autor de diversos livros, é também criador de um jogo sobre vinhos, o Jogo do Vinho – um quizz de 1.000 perguntas sobre vinhos – ou seja: de perguntas e respostas ele possui um vaaaassssto e quase infinito repertório!

Brincar de perguntas e respostas é ótimo para você se divertir (aprendendo) enquanto bebe umas boas taças com seus amigos!

Os “Passos” são, na verdade, perguntas, questionamentos que qualquer pessoa que inicia no mundo dos vinhos faz. O que é ótimo, pois certamente alguma dúvida sua será respondida pelo livro.

livro passoapasso
Os “Passos” ou perguntas

O livro conta com:

  • 100 passos no total;
  • 1 página sobre as pontuações (notas) atribuídas aos vinhos;
  • 4 páginas sugerindo um exercício para a prática da degustação;
  • 1 glossário;
  • 1 cópia da FICHA ANALÍTICO-DESCRITIVA MÉTODO GIANCARLO BOSSI – que é a ficha utilizada nas aulas e nas degustações na ABS-RJ.

 

fichaabs
Ficha Analítico-Descritiva Método Giancarlo Bossi

Na minha edição (2016), a ficha apresenta um pequeno erro na coluna Qualidade, cuja pontuação correta deve ser: 12, 9, 6, 3 e 0. Segundo o autor, a próxima edição estará corrigida.

Essa ficha é muito boa para os que estão começando no mundo do vinho, porque ela é extremamente didática. Não é tão fácil compreender o significado de cada item, mas com a leitura do livro, fica mais fácil perceber como avaliar.

E também, conforme o próprio autor, a ficha é um instrumento para ser usado como referência, como ferramenta auxiliar, jamais como uma camisa de força que amarre o degustador. Se a ficha interferir no seu prazer de degustar, RASGUE-A E FIQUE COM O VINHO!

Degustar não é um privilégio de especialistas. É uma arte/técnica ao alcance de qualquer um com o mínimo de disciplina, que se disponha a estudar e praticar.

Celio Alzer

 

O livro custa em média R$ 50,00 e pode ser encontrado facilmente em qualquer livraria ou internet.

E você?

Já leu ou utilizou esse livro em alguma pesquisa ou estudo?

Eu vou adorar receber suas experiências!

Bjs!

dedicatoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s