Malbec World Day: saiba mais sobre a uva que amamos e esse dia especial!

Não é mentirinha dizer que a Malbec é a uva querida dos brasileiros. Somos gratos aos nossos amigos argentinos, pelo talento com que eles a transformaram em nosso vinho preferido. Sim! Segundo o Brazil Landscapes Report 2017, a uva tinta preferida dos brasileiros é a Malbec.

A Malbec, ao contrário do que muitos pensam, não é originária de solos argentinos, mas sim do sudoeste da França.

Acontece que, até ser trazida para os solos dos hermanos em 17 de abril de 1853 pelo agrônomo francês Michel Pouget, esta cepa nunca havia demonstrado grandes possibilidades.

 

Com o passar dos anos, ficava nítida a adaptação das vinhas à geografia argentina, mas o reconhecimento mundial do Malbec só veio mesmo ao final dos anos 90 e começo de 2000, quando suas notas na crítica internacional – inclusive o criterioso Robert Parker – começaram a passar os 95 pontos.

(Para saber mais sobre a história do vinho na Argentina, clique aqui)

Foram os argentinos, de fato, os responsáveis por reinventar e reviver a variedade, que hoje é conhecida e desejada no mundo todo.

Quem resiste a uma taça de Malbec?

A argentina é responsável pela produção de 75% dos Malbecs do mundo (fonte: Wine Folly), sendo, a maioria deles, da província de Mendoza. Os melhores Malbecs são os provenientes de áreas mais altas, como a região do Vale do Uco e o município de Luján de Cuyo. Ou seja: a uva Malbec é uma uva que gosta de altitude!

malbec

Os estilos mais comuns encontrados do vinho Malbec são:

  • os vinhos básicos, onde dominam as frutas vermelhas suculentas e taninos equilibrados;
  • os vinhos reserva, que, por amadurecerem em barris por mais tempo, oferecem aromas de frutas negras, baunilha, chocolate e especiarias.

 

malbecday

A Wines of Argentina, instituição responsável por representar o vinho argentino no mundo, estabeleceu, em 2011, o dia 17 de abril como sendo o dia para festejar essa grande joia. O Malbec World Day  passou a ser comemorado com toda honraria e pompa protocolar argentina. São inúmeros eventos, feiras e promoções para celebrar a importância da uva.

E você? Não quer aproveitar para tomar um bom Malbec? Seja em casa ou em algum restaurante, um Malbec será seeempre uma paixão entre os amantes do vinho.

O casamento perfeito da carne argentina com os Malbecs é sempre o mais óbvio quando falamos em harmonização, mas você pode optar por massas recheadas, cogumelos  e com a nossa tradicional picanha. As carnes suínas também costumam acompanhar muito bem os Malbecs. Todo prato que equilibre os taninos do Malbec com a suculência da comida é bem-vindo!

 

2 comentários sobre “Malbec World Day: saiba mais sobre a uva que amamos e esse dia especial!

    1. Obrigada, queridos! Como não tenho nenhuma ida a São Paulo programada ainda esse mês, divulgarei no grupo de assinantes da página, pois existem muitos paulistas que vão amar essa delícia! Abraços! Tim-tim!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s