Vinho Reserva, Gran Reserva e Reservado: não se confunda mais!

Antes de falar sobre cada um, deixa eu colocar primeiro duas definições resumidas para entendermos o contexto:

Amadurecimento do vinho – processo anterior ao engarrafamento (barricas), ocorre ao contato do vinho com o oxigênio, durante a fermentação.

Envelhecimento – processo que ocorre após o engarrafamento, ou seja: sem oxigênio.

Esses estágios de “descanso” são fundamentais para que vinhos se tornem equilibrados, tenham seus sabores e corpos controlados e adequados aos servir. Ambos são responsáveis por fazer com que os vinhos desenvolvam estrutura, tanicidade, aromas e sabores.

IMG_20160102_114256
Barricas preparadas para receber o vinho

Então vamos lá.

Você chegou ao mercado ou à loja de vinhos e bateu aquela dúvida: levo um Chileno Gran Reserva mais barato ou um Italiano Reserva mais caro? E o tal do Reservado com o rótulo tão bonito, levo?

Bom, com relação ao Gran Reserva e ao Reserva, depende. Existem países onde a legislação aplicada ao vinho determina um tempo mínimo de Amadurecimento e Envelhecimento, como no caso da Espanha e da Itália.

reserva
Reserva Espanhol

Na Espanha (país com maior área plantada de vinhas do mundo),  o tempo estabelecido ao amadurecimento de um vinho Reserva é de 12 meses em barricas de carvalho e 24 de envelhecimento na garrafa. Já um vinho Gran Reserva irá descansar por 60 meses, sendo no mínimo 18 meses amadurecendo em barris de carvalho e o restante na garrafa.

Na Itália não existe a denominação Gran Reserva, e para os Reservas (Riservas), o período é semelhante ao da Espanha, com algumas variações, já que a legislação é determinada por região.

Na França, onde a legislação do vinho é bem rígida, existem os “Cuvées” e “Reserves”. Essas denominações indicam que o vinho possui estágios em barricas e foi produzido por meio de lotes especiais de uvas.

cuvee
Cuvée

Em Portugal não há exatamente uma legislação, mas a indicação da denominação “Reserva”, representa uma diferenciação do produto e a indicação “Garrafeira” indica que o vinho estagiou em barricas.

garrafeira
Garrafeira = Passou em barricas

Já aqui para os nossos lados, não há uma legislação específica. Quanto a denominação, Brasil, Argentina e Chile não possuem sequer um acordo quanto a isso, o que existe é um “entendimento” de que o termo Reserva deve ser empregado aos vinhos que tiveram algum estágio em barricas e o termo Gran Reserva, um tempo maior.

Quando um vinho passa por barricas, geralmente encontramos essa informação no rótulo. Os produtores fazem questão de estampá-la, pois barricas, além de caras, são, naturalmente, um elemento chave na preferência e gosto dos clientes.

Tá. Mas e os Reservados?

Eu, se fosse você, esqueceria os Reservados.

reservado
Esqueça

Vinhos Reservados NÃO POSSUEM NADA DE RESERVA. São vinhos cuja denominação nem existe. Na verdade, brasileiros adoraram esse nome e por isso os chilenos passaram a estampar as garrafas assim e enviar para cá! Isso quem me disse foi um guia lá no Chile! Ou seja: só aqui tem Reservado! São uvas de uma qualidade bem inferior. São vinhos que eles só fazem para ganhar mercado e, infelizmente, acabam ganhando em cima dos que se confundem!

O mesmo se aplica a alguns “Seleções” da vida.

Então, não erre mais!

Se puder dar preferência a um vinho sabendo qual foi o tempo de descanso, faça. Pois, significa que a vinícola teve um carinho maior por esse vinho. Significa que ela foi, ao menos, mais disciplinar. Mas se não puder, não tem problema! Existem vinhos que são feitos para serem consumidos jovens! Brinde e seja feliz!  O importante é curtir a vida, apreciar seu vinho com saúde e partilhar bons momentos com amigos!

divina-assinatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s