Prova de vinhos orientada: por que é legal fazer uma?

Você pode fazer uma prova de vinhos em lojas de vinhos, vinícolas, em eventos…assim como eu já escrevi em alguns posts aqui do blog.

Provas gratuitas são ótimas, claro! É uma troca: os produtores cedem os vinhos para as lojas, interessados vão à loja degustar e alguns compram. Todos saem ganhando.

Mas existem algumas provas que são pagas, como é o caso das “provas orientadas”. Por que ir à essas provas, então? Qual a vantagem?

Provas orientadas são eventos que contam com a participação de algum profissional da área de vinhos, que conduzirá o evento. Geralmente um Enólogo ou Sommelier. Então, obviamente, esse profissional será pago para fazer explicações sobre os vinhos que serão provados.

IMG_20170321_193556
Caroline Vizzotto Chieli, enóloga da Pizzato

No dia 21 de março, estive na prova orientada dos vinhos da Pizzato, promovida pela Cave Nacional. A Cave Nacional é uma distribuidora de vinhos aqui do Rio, que só trabalha com rótulos nacionais! Alguns são distribuídos exclusivamente por eles. Esse vínculo com o produtor,  garante a qualidade do produto do ponto de venda até à sua adega.

A Cave organiza a prova orientada em mesas de quatro pessoas e fornece um folder com os vinhos que serão desgustados.

IMG_20170321_194607
Folder com os vinhos servidos

Enquanto cada vinho é servido, a Enóloga faz as observações, comentários sobre a safra, como foi o armazenamento, tempo de barrica e detalhes sobre como foi o proceso produtivo para a uva sair do pé e chegar até essas garrafas lindas.

Em seguida, a Enóloga faz os seus próprios comentários sobre a percepção do vinho: exame visual, olfativo e paladar. Ela diz as notas que aquele vinho possui, o que você pode encontrar de aromas nele etc. O mais interessante é que, como tudo isso exige prática, existem aromas que você não consegue identificar logo no início, aí ela vai falando e…justamente o que você estava tentando lembrar…ela fala! Na mosca!

Em uma prova, você terá a oportunidade de experimentar vinhos diferentes e até mesmo uvas que você não conhece, como foi o meu caso. Um dos vinhos degustados foi o Egiodola Reserva, da Pizzato. Adorei conhecer essa uva tão diferente chamada Egiodola. Talvez se não fosse pela prova, eu não o comprasse, assim, tão facilmente.

 

IMG_20170321_194951
Egiodola: descoberta

 

É importante destacar, que o profissional que está conduzindo a prova, geralmente é solícito, amigável e apto para ajudar você em caso de dúvidas ou até mesmo curiosidade. Pelo menos comigo sempre foi assim!

Então, se você se deparar com algum anúncio de “prova orientada”, confira a listagem dos vinhos que serão servidos e, sendo do seu interesse, não deixe de comparecer. É como se fosse uma visita guiada, só que em sabores e aromas. Vale a pena!

Os preços de uma prova orientada variam conforme os valores dos rótulos que serão servidos e costumam durar em média 1 hora e meia (6 rótulos e 20 pessoas). Algumas casas servem torradas ou pequenos petiscos que possam harmonizar.

Meus comentários sobre os vinhos da Pizzato e sobre vários outros vinhos estão no Vivino.

Cave Nacional – https://cavenacional.com.br/

Pizzato Vinhas e Vinhedos – http://www.pizzato.net/

Bjs!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s