LIVRO: Tradição, conhecimento e prática dos Vinhos

Livro: Tradição, conhecimento e prática dos Vinhos. Autores: Danio Braga e Celio Alzer. 2015, 17a Edição. 164 páginas. Editora José Olympio.

Para quem é: Para quem está iniciando os estudos sobre vinhos ou possui muita curiosidade sobre este universo.

Iniciei a leitura em: 06/02 e terminei em: 15/02.

Visão geral: Usei o livro para acompanhar as aulas do Curso Básico de Vinhos da ABS, então foi muito útil. É um livro resumido e técnico, porém, com quase nenhum grau de dificuldade, bem adequado aos curiosos como eu.

absaula2
Usei para complementar os estudos

Crítica e opinião: 

Esse livro faz parte do material que é fornecido no Curso Básico de Vinhos da ABS. Falo dele aqui. Eu gostei, porque além dos slides utilizados no curso, pude acompanhar as aulas com ele e, como faço sempre, rabisquei, anotei e marquei bastante os assuntos de meu interesse ou dificuldade.

WhatsApp Image 2017-03-21 at 12.42.36
Todo rabiscado e com post its

Como eu expliquei no resumo, trata-se de um livro técnico, e, por sua vez, seus capítulos estão divididos em elementos essenciais que vão desde à compreensão da história da vitivinicultura até o serviço dos vinhos (taças, temperatura, mesa e noções de harmonização).

Solo, classificação de castas, clima, técnicas, vinificação, espumatização e todo o processo de amadurecimento, guarda e envelhecimento são assuntos desenvolvidos de forma bem sintética nesse livro. Isso sem contar em uma breve passagem pela história e origem do Sommelier. O livro também inclui uma Terminologia da Degustação, muito prática para quem está começando.

A quantidade de termos novos e que envolvem química, certamente vão incomodar o leitor que apenas “gosta de vinho”. É preciso um pouco mais que isso para apreciar ou fazer bom uso do livro. É preciso querer APRENDER. Então, se você deseja presentear alguém com ele, preste atenção e esteja certo de que há um interesse no aprendizado por parte do leitor. Os autores reservaram até um capítulo para a “fisiologia dos órgãos dos sentidos” e para a “composição química do vinho em relação aos caracteres organolépticos”. Eu sei que parece um bicho de sete cabeças, mas para quem é apaixonado e quer aprender, é só pegar um dicionário e ver o que tudo isso significa! Quem gosta, aprende!

WhatsApp Image 2017-03-21 at 12.42.36 (1)
Química: termos que podem ser estranhos

 

Os autores do livro são profissionais de notável respeito no mercado, e tive o prazer de conhecer o prof. Celio Alzer em uma de suas aulas no curso. Eu, claro, tiete que sou, tirei foto e tudo. Imagina se deixo passar! Jamais.

Uma coisa que parece fútil, mas que gostei bastante, é que o livro é pequeno, o que facilitou muito na hora de carregar e ler no metrô. No geral, faltam figuras que possam ilustrar e envolver o leitor no que os tantos termos difíceis querem dizer, mas imagino que seja devido ao custo de produção, já que me parece que o livro é editado por uma editora bem pequena, de alguém da própria ABS. Isso em nada compromete o conteúdo da obra. Recomendo para os que vão iniciar seus estudos no universo do vinho!

E vc, já usou esse livro em algum curso ou leu por curiosidade?

Bjs!

divina-assinatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s