Peixe ao curry com abacaxi – Testei e ficou ótimo com toque de vinho branco!

Eu já escrevi aqui que começar a beber vinhos cozinhando é uma ótima forma de se começar.  

Eu não perco a oportunidade de me deliciar com uma garrafa quando estou na cozinha. E foi o que fiz esta semana. Não sou cozinheira, mas gosto de fazer uns pratinhos (ou será que arrumo desculpas para abrir uma garrafa?).

Bom, aproveitei a feira para comprar peixe e coentro fresquinhos. Eu amo feiras e a do meu bairro é muito boa.

Escolhi um peixe gordinho, pois queria fazê-lo em pedaços. Optei pelo filé de badejo, peixe que eu amo.

Achei um prato bem rápido e vou colocar aqui a receita para os que quiserem fazer. Cabe lembrar que o curry tem um sabor bem forte e apimentado, o que nem sempre harmoniza com vinho.

O vinho escolhido foi o Sumaq, da Maycas Del Limari, uva Chardonnay, Reserva 2014.

Para um vinho branco, não está tão fresco assim. O ideal seria que ele fosse 2015. Mas para se tomar em casa e fazer um bom prato está mais que excelente, até porque é um vinho caro.

Falo o que achei sobre ele ao final do post.

Ingredientes:

700 g de filé de badejo cortado em cubos;

3 rodelas de abacaxi picadas;

Cebola e alho para refogar;

3 tomates picados;

1 Garrafa pequena de leite de côco

Coentro;

Curry;

Sal a gosto.

1 – Fiz o mise en place e deixei tudo separadinho: tomate picado, abacaxi, cebola e alho. O coentro eu só pico quando for jogar na panela, para ficar mais fresco.

misenplace

2 – Cortei o peixe em cubos e temperei com pimenta do reino, pimenta branca e limão. Como o curry já é apimentado, recomendo não colocar muita pimenta e ir acertando no cozimento.

badejo

3 – Usei a panela de barro, pois tenho um apego especial à ela. Refoguei o alho e a cebola. Deixei a cebola ficar bem molinha e o alho bem dourado.

refogado

4 – Juntei o peixe, o abacaxi e adicionei um pouquinho de vinho. Uns 3 dedos da taça.  Fui mexendo, temperei com sal, dourando o peixe enquanto o alcool do vinho evaporava. O cheirinho que sobe é delicioso.

imagem1

receita2

5 – Por último vem os ingredientes de temperos que darão a identidade do prato: os tomates picadinhos, o curry e depois 1 garrafinha pequena de leite de côco. Coloquei 1 colher de sopa bem cheia de Curry.

receita3

Essa é a hora que você começa a misturar tudo na panela e diz para si mesma: obrigada, meu deus!!!

6 – E tudo vai ficando assim, com essa cara maravilhosa. O coentro dá o verdinho necessário, adoro coentro!

receita4

7 – E servi com um arroz de cereais, porque né, preciso fingir que estou fazendo dieta.

servi

O que achei do Sumaq, da Maycas Del Limari, uva Chardonnay, Reserva 2014:

Achei ele caro para o que se propõe. No site da Wine é possível notar que ele harmoniza com sabores intensos, então acredito que a escolha do prato tenha sido boa:

sumaq_wine

Eu senti a maçã verde, o cítrico e a avelã eu achei que fosse baunilha. Confesso que achei até um pouco enjoado, para ser sincera. Não pediria esse vinho em um restaurante onde tivesse que pagar mais caro por ele. Como sempre, claro, valeu a experiência.

O prato: ficou muito bom. Eu poderia ter colocado menos pimenta no tempero do peixe, já que o curry também é apimentado. Mas, para quem curte uma comida Thai, o ponto ficou adequado.

Vamos conversar sobre vinhos?

Lá no meu Instagram eu estou sempre postando rótulos e sendo bem sincera quanto ao que realmente acho. Me siga lá! @divinaevinho

joana@joanarangel.com

2 comentários

  1. Gostei muito do seu blog, Joana! Me interesso muito por esse assunto e já fiz até dois cursos, mas ando meio parada. Seu blog está me animando e me inspirando,e, de quebra, me incentivando a cozinhar, coisa que não me inspira muito. Rs Cozinho pra mim e pra sobreviver! Rs Beijos

    • Que bom, Gilda! Espero que você se anime, pois cozinhar com vinho é outra coisa! E que você se anime e retorne ao mundo do vinho também. Quem sabe não vamos juntas à uma degustação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s