Perdendo o medo, destravando e…começando

Todo mundo começa um dia. E eu resolvi começar. Cansada da cerveja* e seduzida pelos encantos da uva, dei o primeiro passo!

As pessoas são, no geral, muito travadas para iniciarem a provar vinhos, a experimentá-los. Não é difícil entender porque isso acontece. Digite “vinhos” no Google e aparecem imagens de homens de terno, senhores barbudos, todos muito elegantes. As poucas mulheres que aparecem estão de salto alto, vestem trajes dignos de uma solenidade do Oscar. Ou seja: nada, ou quase nada a ver com a nossa realidade. Ainda mais com a minha que moro no Rio e adoro um chinelo.

Aí você, buscando sobre vinhos na internet, com sua roupa de dormir em casa, olha e pensa: “É…eu sou um bosta..vou tomar é cerveja mesmo. Isso não é para mim.”

É aí que começa o erro.

Destrave-se! Permita-se!

Esse senhor posudo, um dia também começou. Todos começam. Sem saber, fazendo vergonha e com vinhos doces. Aliás, muitos começam com o paradigma: vinho é pesado, vinho dá ressaca.

Esqueça isso!

Lembro que eu adorava sentar num barzinho e tomar vinho de caneca. Vinho suave!

Acho que pessoas novas ao vinho devem pensar que precisam saber tudo sobre vinho antes de poderem falar sobre vinho. E isso é uma pena.

(Carole Meredith, Geneticista | Professora especialista em vinhos)

umapena

Fonte: Somm – Dentro da Garrafa, 2015

Deixa eu contar uma coisa para você: PALADAR É UMA COISA QUE SE TREINA, VOCÊ SABIA?

Quanto mais coisas diferentes, mais misturas de sabor você consumir, mais vontade de experimentar terá e cada vez será mais fácil degustar e reconhecer determinados sabores.

É o mesmo que acontece com a pimenta do reino. Primeiro, quando a gente é criança, a gente não gosta, porque ela arde. Aí a gente começa a cozinhar e a provar novos pratos. E depois ela vira tempero.

E chega o dia em que você já não se imagina mais comendo sem uma pimentinha do reino para dar um “toque”.

Comece com vinhos de supermercado e com uvas que lhe são familiares (pois são comuns aqui na América do Sul): Malbecs e Cabernets Sauvignons, por exemplo. Você também pode começar com os brancos, que são mais leves, frescos. Experimente algum  Chardonnay ou Sauvignon Blanc. Estipule valores e não se deixe levar pelo rótulo.

Os vinhos de supermercado são mais baratos, mas pode haver perda em qualidade devido ao armazenamento. Então, se alguma vez você provou um vinho e achou bem ruim, existe uma possibilidade de ele ter sido mal armazenado. Ao comprar em supermercados, escolha vinhos de safras mais recentes (mais novos) – isso representa menos tempo de armazenamento em condições inadequadas. Se houver uma loja de vinhos (de sua confiança) perto de sua casa, converse com alguém e não tenha vergonha em dizer que está começando e quer algo beeemmm básico.

É possível comprar um vinho bem aceitável para começar na faixa de R$30,00. Não importa se você leu ou alguém te falou que esses vinhos não são tão bons. O que vale é você experimentar. Ter parâmetro de comparação e começar de alguma forma.

Comece bebendo com amigos, porque aí, todo mundo bebe um pouquinho!

Beba moderadamente. Vinhos foram feitos para serem apreciados e na quantidade certa.

Instale o aplicativo Vivino. Esse aplicativo de avaliações te dará um ranking para ajudar na escolha.

E se você quer começar, mas morre de medo de fazer feio, pode ler esse meu post aqui.

Vamos! Venha comigo se aventurar no mundo dos vinhos!

divina-assinatura

_________________________________

*Não é que eu não beba mais cerveja. Mas sabe quando você fica se sentindo um baiacu? E é assim que eu tenho me sentido, mesmo tomando cervejas e chopps especiais. E também gosto de comer e beber. Com a cerveja já meio que perco a vontade de comer, fico, como dizia minha vó, empazinada.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s