Vale a pena fazer um curso de vinhos?

A resposta é: sim.

Se você não tem nenhum conhecimento básico em vinhos e se interessa pelo assunto, vale. Se você deseja posteriormente evoluir seus conhecimentos, vale bastante, porque o curso básico é pré-requisito para os demais. Inclusive o de Sommelier.

Quais eram meus conhecimentos antes de iniciar o primeiro curso (que é o básico)?

Eu sabia alguns blefes adquiridos em visitas às vinícolas e participação em degustações amadoras. Sempre procurei conversar com quem entendesse: donos de loja de vinho, pequenos produtores, negociadores. E já havia assistido alguns filmes e documentários sobre o vinho. Só. Então estou amando o curso!

visitas

E não é só por isso.

Como vinho envolve paixão,  a sala é extremamente tomada de pessoas altamente compenetradas e dispostas a aprender, o que me fascina.

Onde estou fazendo? Optei por um curso na Associação de Sommeliers do Rio. A estrutura da escola é ótima: ar condicionado, água na sala, local de fácil acesso (Praia do Flamengo) e os professores são um show à parte.

O valor é salgado. Por isso o curso é recomendado para aqueles que realmente tenham vontade de conhecer mais sobre esse mundo encantador.

A aquisição de conhecimentos em vinhos está relacionada a fatos históricos, acontecimentos, personalidades, geografia, culturas e as mudanças na sociedade ao longo dos anos. As aulas também tratam muito dos processos químicos e produtivos, um prato cheio para mim, que sou Engenheira! (Adooorooo)

Ao ingressar no curso da ABS o aluno recebe uma pastinha com um CD (contendo os slides que serão exibidos) e um livro, que é esse da foto do post.  Eu separei um caderno só para curso, até porque pretendo dar prosseguimento ; )

O curso básico tem duração de 1 mês, com aulas duas vezes na semana (2 horas) e sempre no período da noite.

aula 1 abs

Resumindo:

É consumidor e amante do universo do vinho? Faça o curso.

Se você ainda está em dúvidas, eu fiz um post ultracompleto contando como é CADA AULA DO CURSO e tudo que você vai aprender! Basta clicar nesse link aqui.

Ainda não é tudo isso, não morre de amores? Espere, beba mais um pouco que a sua hora vai chegar. Quando a paixão bater (um dia ela virá), aí sim você faz o curso.

Bjs!

divina-assinatura

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s